Ups! entornei os M&M



No meio da atarefação de concluir os posts da viagem aos Pirenéus antes de ter outra para contar, dei com um rascunho, meio pronto, que por aqui andava à espera de ser publicado.
Como sempre, e este ano não podia ser excepção, a benjamim fez a sua "encomenda" de bolo de aniversário.

A escolha é feita com meses de antecedência e para compensar a falta de festa em casa  (este ano fez anos em trânsito) o bolo da escola teve de cumprir os requisitos: ser "Uau" e uma coisinha que eu conseguisse fazer - eu gosto de "arriscar" uma espécie de cake design mas a minha vida não é esta...
Descobri estes bolos gravidade ( em inglês por essa net fora são os gravity cakes) que vão desde esculturas absolutamente vertiginosas até bolinhos bem fáceis de fazer e com muito efeito, especialmente se forem destinados a crianças.

E parece que este resultou, eu não estava lá, mas contaram-me que não foram só as crianças a achar piada ao bolo. Acresce que não sobrou, o que não deixa de ser um bom indicador de satisfação.

O bolo foi feito em massa génoise *. Fi-la  natural sem qualquer cor para além daquela que os ovos e manteiga dão para se notar o contraste do recheio de creme brigadeiro.
O bolo foi dividido em 5 para comportar mais recheio. Tenho pena de não ter uma foto de fatia, mas hei-de repetir a técnica.

Para fazer o pacote suspenso basta espetar uma varinha, cortada à media, no bolo ( usei aqueles paus para segurar os balões que não são cheios de hélio). É importante dar uma certa inclinação para dar um ar mais natural. A varinha deve ser bem barrada com o creme brigadeiro. Colam-se com cuidado M &. M à varinha e finaliza-se com o pacote vazio mas enfolado com a ajuda de um pouco de algodão. Por último, deitam-se os M & M no bolo como se tivessem caído do pacote.
Garanto que é muito fácil



*massa génoise

6 ovos
315gr farinha com fermento
155gr de farinha sem fermento
315gr de manteiga sem sal
315gr de açúcar

Aqueça o forno a 160ºC
Bata a manteiga amolecida com o açúcar até ficar um creme branco
Junte 1 ovo de cada vez, com uma colher de sopa de farinha entre cada adição de ovo, e bata bem
Por fim envolva a restante farinha que deve ter sido previamente peneirada. 
Leve a cozer em forma untada ( de preferência forrada com papel vegetal) cerca de 1h30



Comentários

Mensagens populares