terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bolo de semolina, amêndoa, azeite, laranja e alecrim. Uma inspiração grega

Comprei semolina para fazer raviolis. Não tive paciência para os ditos sobrou-me a semolina( sêmola em português) . Procurei no Pinterest ( where else??) e encontrei esta receita, pareceu-me limão a mais (mas ainda quero experimentar a versão original) e substitui o limão por laranja. Ficou bom, muito bom, um bolo adulto (as crianças também comeram mas as preferências vão para o chocolate...)



Bolo de semolina amêndoa, azeite, laranja e alecrim 

1 cup de semola ( passada pelo processador)
1 cup de amêndoa moída com pele
3 ovos
3/4 cup de açúcar amarelo
1 colher de sopa de mel
3/4 cup de azeite
sumo e raspa de 2 laranjas
2 colheres de chá de folhas de alecrim moídas
1 colher de chá de fermento em pó

Bater os ovos com o açúcar, o azeite e o mel. Juntar o sumo e raspa de laranja. Juntar a semolina e amêndoa, o fermento e o alecrim. Envolver bem ( amassa fica bastante líquida) e levar ao forno a 180º cerca de 30/40 minutos, em forma de 20cm forrada com papel vegetal. O bolo fica pequeno e não cresce. Fica um bolo tipo queijada.


2 comentários:

  1. Olá, descubro agora por um comentário brutal que escreveste no blog do Lume brando que tinhas um blog... Pronto, agora já te vou seguir :) beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bem vinda, este tasco está tão abandonado que até me assustei quando vi a notificação do teu comentário. Acho que já me tinha esquecido que tinha um blog :) Tenho de reanima-lo Com uma boa dose de açúcar.

      Eliminar